quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Rios do Amazonas sobem acima da média e deixa população em alerta

Neste ano, a subida das águas do rio Negro está  superior ao ano de maior enchente histórica em 2009, de acordo com dados do Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil.

Entre janeiro e fevereiro de 2012, o rio Negro subiu 2,82 metros. Em 2009, a cota do rio elevou 2,45 metros no mesmo período.

O diretor de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil, Daniel Oliveira confirmou que o cota está elevada para o período, mas avaliou que ainda é cedo para afirmar que a enchente deste ano irá superar a de 2009. “O primeiro alerta de cheia será divulgado em 31 de março, quando teremos uma panorama melhor da situação da cota do rio Negro. Ainda é  cedo para uma avaliação mais precisa. Em geral, o auge da enchente do rio Negro ocorre em meados de junho”, explicou.

Na segunda semana de fevereiro, a cota do Negro registrava 25,21 metros, 3,19 metros maior que o mesmo período do ano passado.

Em Parintins, o nivel do rio Amazonas está dois centímetros acima da cota registrada em 2009, quando a cidade viveu a maior cheia de sua história. Em 15 de fevereiro deste ano, a cota do rio estava em 6,22 metros e, em 10 de fevereiro de 2009, a cota registrava 6,20 metros.

Emergência

A enchente nos municípios do interior do Amazonas é a maior preocupação da Defesa Civil do Amazonas, informou o secretário adjunto do órgão, Hermógenes Rabelo. “A situação deve ficar mais crítica, porque os órgãos de monitoramento prevêem chuvas acima da média em março e abril”, revelou Rabelo.

Ele avaliou, ainda, que a enchente do Juruá já afetou mais de seis mil pessoas que moram nas áreas ribeirinhas dos municípios Carauari, Eirunepe, Envira, Guajará, Ipixuna e Juruá. “Nossa prioridade é o fornecimento de alimentos e remédios a população”, disse.

Municípios banhados pelo rio Juruá, no noroeste do Estado, são os mais afetados pela cheia do rio. Na região, sete municípios já decretaram situação de emergência.

Neste ano, a maior subida das águas foi verificada na estação de monitoramento de Gavião, no município de Carauari, distante 786 quilômetros a noroeste de Manaus. No local, o nível do rio Juruá subiu 7,08 metros entre janeiro e a segunda semana de fevereiro.

Recursos

De acordo com o Portal da Transparência, entre maio de 2009 e março do ano passado, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério de Integração Nacional, liberou R$ 50 milhões ao Governo do Amazonas para obras de engenharia obras e serviços de engenharia para contenção de orla, combate a erosões e contenção de taludes em municípios do interior do Estado.

Ajuda

A Marinha do Brasil informou, ontem, que prepara meios de auxílio aos municípios dos Estados do Acre e Amazonas que se encontram em estado de emergência, devido às cheias dos rios Acre, no Acre e Juruá, no Amazonas.

O Navio-Patrulha Fluvial Roraima, que iniciará viagem para Rio Branco (AC), hoje, será acompanhado de  lanchas das Agências de Boca do Acre e de Eirunepé, subordinadas à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental e localizadas, respectivamente, na Foz do Rio Acre e no Rio Juruá e o NAsH ‘Dr. Montenegro’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário